quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Sugestões de leitura

 Ensino pré-escolar e 1º Ciclo




Título: O livro com fome
Autor: André Madaleno
Ilustradora: Patrícia Furtado
Editora: Jacarandá Editora
Ano: 2019

Sinopse: “Abre-me antes que te devore!”, um livro hilariante para ler e reler, onde a alimentação é abordada de forma lúdica e interativa. Devora estas páginas e descobre o que se passa com este livro comilão.

Excelente para leitura em voz alta.

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico




Título: Como cozinhar uma criança
Autor: Afonso Cruz
Editora: Alfaguara
Ano: 2019

Sinopse: Do premiado autor Afonso Cruz, uma história para desafiar o palato de pequenos e grandes leitores.
Junta os melhores ingredientes, traz panelas e tachos, frigideiras e grelhadores, chapéu de cozinheiro, colheres de pau e avental, e muitas especiarias, porque vamos aprender a cozinhar uma criança. Al dente!

---

Ensino Secundário




Título: A Vida Mentirosa dos Adultos 
Autora: Elena Ferrante
Editora: Relógio D'Água
Ano: 2020

Sinopse: «Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia». Esta é a frase inicial deste romance. A revelação é feita por Giovanna, que ao olhar paterno se transformara de criança encantadora em adolescente imprevisível, que parecia tornar-se cada dia mais parecida com a desprezada tia Vittoria.

A frase ouvida sem que os pais o soubessem vai levar Giovanna a procurar conhecer a tia, cujas fotografias foram apagadas dos álbuns de família e é evitada em todas as conversas.

Para saber se estará realmente a tornar-se semelhante à tia, vai visitar a zona empobrecida de Nápoles, e conhecer uma versão diferente dos seus pais, provocando sem o saber a desagregação da sua família intelectual, compreensiva e perfeita na aparência.

Confirmando a sua mestria narrativa e o profundo conhecimento do que se passa na cabeça das adolescentes, Ferrante constrói um enredo surpreendente, ligando uma história de iniciação aos episódios de uma pulseira que passa de mão em mão. Giovanna move-se entre duas famílias e duas zonas da cidade em busca dela própria, na passagem da adolescência para a idade adulta.

---

Público em Geral



Título: Comer, Orar, Amar
Autora: Elizabeth Gilbert
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2006

Sinopse: Aos 34 anos, Elizabeth Gilbert, escritora premiada e destemida jornalista da GQ e da SPIN, descobre que afinal não quer ser mãe nem viver com o marido numa casa formidável nos subúrbios de Nova Iorque e parte sozinha numa viagem de 12 meses com três destinos marcados: o prazer na Itália, o rigor ascético na Índia, o verdadeiro amor na Indonésia. Irreverente, espirituosa, senhora de um coloquialismo exuberante, Elizabeth não abandona um minuto a sua autoironia e conta-nos tudo acerca desta fuga desesperada ao sonho americano que começou no momento em que encontrou Deus.

Quando fez 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo o que uma mulher americana formada e ambiciosa podia querer: um marido, uma casa, uma carreira de sucesso. Mas em vez de estar feliz e preenchida, sentia-se confusa e assustada. Depois de um divórcio infernal e de uma história de amor fulminante acabada em desgraça, Gilbert tomou uma decisão determinante: abdicar de tudo, despedir-se do emprego e passar um ano a viajar sozinha. "Comer na Itália, Orar na Índia e Amar na Indonésia" é uma micra autobiografia desse ano.

O projeto de Elizabeth Gilbert era visitar três lugares onde pudesse desenvolver um aspeto particular da sua natureza no contexto de uma cultura que tradicionalmente se destacasse por fazê-lo bem. Em Roma, estudou a arte do prazer, aprendeu a falar Italiano e engordou os 23 kilos mais felizes da sua existência. Reservou a Índia para praticar a arte da devoção. Com a ajuda de um guru nativo e de um cowboy do Texas surpreendentemente sábio, Elizabeth empenhou-se em quatro meses de exploração espiritual ininterrupta. Em Bali, aprendeu a equilibrar o prazer sensual e a transcendência divina. Tornou-se aluna de um feiticeiro nonagenário e apaixonou-se da melhor maneira possível - inesperadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário