domingo, 1 de novembro de 2020

Sugestões de Leitura

 Ensino pré-escolar e 1º Ciclo



Título: Onde vivem os monstros
Autor: Maurice Sendak
Ilustrador: Maurice Sendak
Editora: Kalandraka
Ano: 2009

Sinopse: Na noite em que Max vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, a mãe chamou-lhe: «-MONSTRO!» E Max respondeu-lhe: «-VOU-TE COMER!» 

Então ela mandou-o para a cama sem jantar. Naquela mesma noite, no quarto de Max surgiu uma floresta que cresceu… 

Publicado pela primeira vez em 1963, "Onde vivem os monstros" provocou alguma polémica pela forma nada exemplar com que as crianças eram retratadas. Não obstante, tornou-se um clássico da literatura infantil e juvenil e uma referência imprescindível, sendo hoje uma das obras mais vendidas de sempre, com tradução em inúmeras línguas. 

Castigado pelas suas travessuras, indo para a cama sem jantar, Max empreende uma viagem simbólica desde o seu quarto até um lugar fantástico, atravessando um tempo/espaço mítico e enfrentando os seus medos. Depois de se tornar no rei de uns monstros tão ferozes quanto amistosos, regressa ao ponto de partida, onde o espera o jantar. Uma travessia de ida e volta, desde a realidade até à ficção, sem que nada nem ninguém explique se essa metamorfose foi ou não produto de um sonho. 

"Onde vivem os monstros" é um exemplo de álbum ilustrado pela sua perfeita conjugação entre palavra e imagem; uma história simples e poética, contada com humor, máxima economia expressiva e absoluta harmonia entre texto e ilustrações. Tudo se conjuga neste livro, pensado artisticamente até ao mais ínfimo detalhe: o jogo com a diagramação, o formato, a atmosfera quase mágica que se desprende de cada página, a tensão argumental e a combinação de palavras, sons e repetições.

À medida que o protagonista penetra no mundo onírico, o tamanho das ilustrações segue in crescendo até ao clímax da história, altura em que as imagens ocupam a totalidade da página, e começam a diminuir, a partir daí, acompanhando Max no seu regresso ao plano da realidade. 

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico




Título: A Mata dos Medos
Autor: Álvaro Magalhães
Editora: Edições Asa
Ano: 2015

Sinopse: Quando um Ouriço se põe de barriga para o ar, a ouriçar, e canta:

«Não fazer nada,

não ir a lado nenhum,

não pensar nisso sequer,

que bom que é. Olarilolé!,»

já sabemos que uma bela história, cheia de peripécias inesperadas e divertidas, vai começar.

Poético, sensível e com doses generosas de humor, A Mata dos Medos reeduca-nos para a grandeza da simplicidade e lembra-nos de que já não sabemos olhar e ver (e sentir) o mundo. Adequado a leitores de todas as idades, sem exceção, este é um desses raros livros que nos mostram que não há literatura infantil ou juvenil, só literatura.

Esta obra reúne quatro fábulas antes publicadas isoladamente, mas que têm em comum o facto de narrarem a saga de cinco animais que vivem na Mata dos Medos. São elas:

- Contos da Mata dos Medos

- A Criatura Medonha

- Um Problema Muito Enorme

- O Lugar Desconhecido

---

Ensino Secundário

Informação não disponibilizada.

 ---

 

Público em geral



Título: Durante a Queda Aprendi a Voar
Autor: Raul Minh'alma
Editora: Manuscrito Editora
Ano: 2020

Sinopse: Quando Teresa recebe a notícia de que o pai tem uma depressão, está longe de imaginar que os próximos tempos serão os mais intensos e transformadores da sua vida. Determinada em ajudar o pai, Teresa começa a acompanhá-lo nas terapias de grupo numa clínica de saúde mental.

É aqui que conhece Duarte, o irmão de um paciente internado na clínica, cujo passado permanece envolto em mistério. Ela é resoluta e pragmática, ele romântico e brincalhão, mas, apesar das diferenças, o destino insiste em tentar juntá-los. Tudo se complica quando Teresa começa a ter inexplicáveis pressentimentos e visões. Será que ela é capaz de prever o futuro? E será que Duarte faz parte dele?

Raul Minh’alma é o mais recente fenómeno literário nacional. O autor do livro mais vendido em Portugal no ano de 2019 está de regresso com mais uma história de amor e superação pessoal que promete dar-te ensinamentos essenciais para venceres as fases negativas da tua vida.

PORQUE MESMO QUE DOA PRECISAMOS DE SEGUIR EM FRENTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário