sexta-feira, 4 de setembro de 2020

 Ensino pré-escolar e 1º Ciclo


Título: Na praia
Autora: Susanna Mattiangeli
lustradora: Vessela Nikolova
Editora: Alfarroba edições
Ano: 2019

Sinopse: Quando vamos à praia dizem-me: escava um buraco na areia, mas não te afastes… Um livro para descobrir tudo o que pode ser feito na praia!
---
 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico


Título: Koiza
Autor: David Walliams
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Porto Editora
Ano: 2019 

Sinopse: Esta é a história de uma criança que tinha tudo mas, ainda assim, queria mais – uma koizinha mais.
Sim, Magda tinha tudo. Mas “tudo” não era suficiente. E quando informa os pais de que quer uma KOIZA, os pais até tentam, mas o problema é que não fazem ideia do que é uma KOIZA…
É assim que o Sr. e a Sra. Manso partem para as catacumbas da biblioteca da cidade, em busca da misteriosa MONSTROPÉDIA. Lá encontrarão tudo sobre o paradeiro das criaturas mais raras do universo. Resta saber se a KOIZA também lá vive…
Uma fantasia deliciosa e muito tola sobre dois pais perfeitamente simpáticos e uma filha absolutamente monstruosa – com a participação especial de... uma KOIZA!

Nota: Do autor bestseller de Avozinha Gangster.

---
 Ensino Secundário


Título: As Coisas Mais Delicadas
Autor: Matthew Quick
Editora: Editorial Presença
Ano: 2019

Sinopse: Aos 18 anos, Nanette O’Hare é a típica rapariga bem-comportada. Porém, ela nunca sentiu realmente fazer parte de um grupo, sufocando num permanente desconforto com diversas atitudes das amigas e com os padrões sociais estabelecidos. Mas tudo muda quando, no último ano do colégio, ela recebe um livro do seu professor preferido, o clássico O Ceifador da Pastilha Elástica.
Nesse momento, Nanette fica fascinada com a mensagem de que ela pode ser de facto quem é. Nanette torna-se amiga do recluso autor e apaixona-se por Alex, um jovem poeta que também é fã do livro. Encantada com este novo mundo que se abre, ela vai, pela primeira vez, tomar as suas próprias decisões.
No entanto, aos poucos Nanette percebe que a liberdade pode ser um desejo arriscado e começa a questionar se a rebeldia não tem um preço demasiado elevado.

Críticas de imprensa:

«Uma história profunda sobre rebeldia e as suas consequências que vai deliciar os leitores de Stephen Chbosky e John Green.»
School Library Journal

«Livros como os de Matthew Quick são fundamentais.»
The New York Times
 
«Um livro que satisfaz altas expectativas... Ao chegar ao final, o leitor vai sentir que gostaria de acompanhar a vida da extraordinária Nanette ao longo de mais 500 páginas.»
Bustle.com


«Uma protagonista forte e muito bem construída torna este romance especial.»
Kirkus Review

«Simplesmente impressionante, admirável e emocionante. Uma heroína incrível.»
Winnipeg Free Press


---



Público em geral



Título: Amália – Ditadura e Revolução: A história secreta
Autor: Miguel Carvalho
Editora: Dom Quixote
Ano: 2020


Sinopse: Chamaram-lhe cantora do regime. Acusada de servir a ditadura e colaborar com a polícia política (PIDE), foi perseguida e ostracizada após 25 de Abril de 1974, reconquistando depois a unanimidade enquanto voz de Portugal no Mundo. Esta é a história secreta da vida de Amália Rodrigues.Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar?
Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais?
Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP? Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução?
Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?   Amália - Ditadura e Revolução - A história secreta é uma investigação jornalística que atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos, gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram, milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora.

Sem comentários:

Enviar um comentário