terça-feira, 1 de setembro de 2020

Sugestões de leitura

 Ensino pré-escolar e 1º Ciclo 


Título: A minha professora é um monstro! Não sou, não.
Autor e ilustrador: Peter Brown
Editora: Orfeu Negro
Ano: 2020 

Sinopse: O Fred tem um grande problema na escola. Esse problema chama-se Dona Lurdes. A Dona Lurdes fala alto, grita e não deixa ir para o recreio quem atira aviões de papel dentro da sala de aula. A Dona Lurdes é um MONSTRO! Mas um dia, o Fred encontra a Dona Lurdes sentada num banquinho do seu jardim preferido e algo muda. Afinal, nem sempre os monstros são o que parecem... 
Um livro sobre as várias formas que os professores podem ter aos olhos dos alunos. Monstruosamente divertido! 

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico 


Título: Regresso à Escola
Coleção: A Rapariga Rebelde
Autora: Enid Blyton
Editora: Oficina do Livro
Ano: 2014

Sinopse: A Rapariga Rebelde regressou à escola! E desta vez quer portar-se bem. Mas alguém lhe vai dificultar a vida, para que ela não se livre da fama que tem! 

---

Ensino Secundário 


Título: 
O Cavaleiro Misterioso
Autor: George R. R. Martin
Ilustrador: Mike S. Miller
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2018

Sinopse: Cem anos antes de "A Guerra dos Tronos", o Cavaleiro Sor Duncan e o seu fiel escudeiro Egg vivem as maiores aventuras nos sete reinos. 
Vivem-se tempos estranhos em Westeros. No trono de ferro senta-se o Rei Aerys I, mas as tensões persistem após uma rebelião fracassada no seio da dinastia Targaryen. Nestes tempos incertos, Sor Duncan, o Alto – Dunk para os amigos –, e o seu valoroso escudeiro Egg viajam pelos Sete Reinos, alcançando grandes proezas, sempre com a preocupação de manterem secreta a linhagem real de Egg. 

A caminho de Winterfell, Dunk e Egg são convidados para um banquete de casamento e um torneio invulgar e lucrativo. O vencedor irá conquistar um precioso ovo de dragão. Mas por trás de uma fachada festiva esconde-se uma conspiração de traidores, e não faltará a aparição de um cavaleiro misterioso que irá lançar o caos e trazer má fortuna ao casamento… 

---

Público em geral


Título: A Vida Mentirosa dos Adultos
Autora: Elena Ferrante
Editora: Relógio D'Água
Ano: 2020

Sinopse: «Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia». Esta é a frase inicial deste romance. A revelação é feita por Giovanna, que ao olhar paterno se transformara de criança encantadora em adolescente imprevisível, que parecia tornar-se cada dia mais parecida com a desprezada tia Vittoria. 
A frase ouvida sem que os pais o soubessem vai levar Giovanna a procurar conhecer a tia, cujas fotografias foram apagadas dos álbuns de família e é evitada em todas as conversas. 

Para saber se estará realmente a tornar-se semelhante à tia, vai visitar a zona empobrecida de Nápoles, e conhecer uma versão diferente dos seus pais, provocando sem o saber a desagregação da sua família intelectual, compreensiva e perfeita na aparência. 

Confirmando a sua mestria narrativa e o profundo conhecimento do que se passa na cabeça das adolescentes, Ferrante constrói um enredo surpreendente, ligando uma história de iniciação aos episódios de uma pulseira que passa de mão em mão. Giovanna move-se entre duas famílias e duas zonas da cidade em busca dela própria, na passagem da adolescência para a idade adulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário