terça-feira, 4 de agosto de 2020

Ensino pré-escolar e 1º Ciclo


Título: No dia da criança
Autora: Luísa Ducla Soares
Ilustradora: Danuta Wojciechowska
Editora: APCC, Coleção Com valores
Ano: 2009

Sinopse: Há, por esse mundo fora, infâncias douradas ou simplesmente alegres e felizes. Mas há também crianças sem direitos, forçadas a trabalhos pesados e perigosos, obrigadas a combater em guerras, sem ninguém que as proteja.
São meninos como vocês... Querem conhecer a história de um deles?

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico


Título: As Piores Crianças do Mundo
Autor: David Williams
Ilustrador: Tony Ross
Editora: Porto Editora
Ano: 2020 (reedição)

Sinopse: Estás preparado para conhecer as piores crianças do mundo? Apresentamos-te a Sofia Sofá – uma superviciada em televisão, tão colada ao sofá que quase se confunde com ele. Ou o João Babão – um rapaz cuja baba o mete em sarilhos tremendos numa simples visita de estudo. E não esqueçamos a Fiona, a Chorona – uma irmã mais velha do pior que só sabe berrar!
Nota: Sugestão do Plano Nacional de Leitura para crianças entre os 9 e os 11 anos.

---

Ensino Secundário


Título: O comboio das crianças
Autora: Viola Ardone
Editora: Porto editora
Ano: 2020

Sinopse: Nápoles 1946
Amerigo, um menino de sete anos, deixa a vida que sempre conheceu em Nápoles e parte num comboio. Não sozinho, mas no meio de milhares de outras crianças do Sul de Itália que atravessam o país para passarem alguns meses com uma família do Norte, enquanto a sua terra natal se reconstrói do caos e da destruição.
Com o espanto típico de uma criança de sete anos e a astúcia de um rapaz de rua, Amerigo mostra-nos uma Itália que renasce da guerra e conta-nos como, mesmo renunciando a tudo - até ao amor da própria mãe -, é nessa viagem que descobre o seu verdadeiro destino.
Um romance apaixonante sobre uma pequena testemunha de uma Grande Guerra e da sua luta pela sobrevivência e pelo amor.

Crítica da imprensa:
«Viola Ardone toca-nos quase a ponto de nos magoar. Amerigo, dividido entre dois mundos, fará uma escolha que lhe trará consequências dolorosas, mas que dará novo sentido à sua vida. Porque a dor pode ser, acima de tudo, algo fértil. Porque o comboio da vida é movido a amor, e descarrila e chega ao destino - mas nunca para.»
L’Osservatore Romano

---
Público em geral


Título: Margarida Espantada
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Editora: Dom Quixote
Ano: junho de 2020 

Sinopse: A loucura é muito difícil de definir e é muito fácil cair nela. Margarida Espantada é sobre família. Sobre irmãos. É sobre violência doméstica e doença mental. É um efeito dominó sobre a dor.

“A literatura é um jogo do avesso. Os bons romances são sempre sobre amor, e os melhores são os que fingem que não são.
Não devemos recear livros duros. As histórias que mais nos prendem trazem uma catarse que nos carrega as mágoas, personagens que apresentam as suas semelhanças connosco.
Gosto da ficção que é número arriscado de circo, com fogo e espadas, que nos faz chegar muito perto da queimadura que não vamos realmente sentir. Mas reconhecemos.”
(Rodrigo Guedes de Carvalho)

Sem comentários:

Enviar um comentário