domingo, 1 de julho de 2018

Sugestões de Leitura

Sugestões


Tema: AVÓS

Ensino pré-escolar e 1º Ciclo

Informação não disponibilizada.

--- 

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico


Título: A Incrível Fuga do Meu Avô
Autor: David Williams
Ilustrador:
Editora: Porto Editora
Ano: 2017

Sinopse: Há muitos, muitos anos, o avô Bandeira foi um ás dos céus e herói de guerra. Mas quando começa a confundir a idade que tem e o tempo em que vive, é enviado para um lar.
A única pessoa capaz de o compreender é Jack, o neto. Juntos, embarcarão na maior aventura das suas vidas e planearão a mais ousada das fugas!
Nota: Livro recomendado para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Críticas:
História de uma amizade inquebrável entre um neto e o seu avô, bem como uma homenagem e recordação dos heróis que passam e moldam a nossa vida, “A Incrível Fuga do Meu Avô” apresenta aos mais pequenos a doença de Alzheimer e a forma como esta altera relações familiares, normalmente a braços entre o lado humano e o espírito utilitário. Quanto ao marcador é luxo puro, um avião colorido que transportará os mais pequenos ao longo da leitura.
Blogue Deus me livro

David Williams oferece uma obra que deveria ser lida por todos, inclusive pelos mais velhos, que muitas vezes abandonam simplesmente os seus progenitores em casas de repouso. Ao lermos «A Incrível Fuga do meu Avô» folheamos amor, carinho e atenção, algo tão em falta no mundo atual. Uma obra absolutamente envolvente e… divertida!
Pedro Justino Alves, Diário Digital
--- 

Ensino Secundário


Título: A cidade dos deuses selvagens
Autora: Isabel Allende
Editora: Difel
Ano: 2006

Sinopse: Alexander Cold, a personagem principal deste romance de Isabel Allende, é um jovem rapaz que se vê obrigado a ir viver com a sua avó Kate Cold porque a sua mãe, Lisa Cold, se encontra muito doente.
Esta mudança não agrada ao jovem rapaz, pois ele não tem uma boa relação com a avó e considera-a uma pessoa rude e sem sentimentos.
A extravagante Kate leva então o neto com ela até à Amazónia para participar numa expedição da International Geographic em busca de um estranho animal que ainda ninguém viu e que os indígenas chamam "a Besta".
Nessa inesquecível viagem, Alexander vai descobrir o mundo oculto da impenetrável selva tropical e a importância de a preservar bem como a de defender as tribos índias ameaçadas pela exploração desenfreada da floresta e dos seus tesouros.
Trata-se de um romance apaixonante e comovente.
--- 

Público em geral


Título: O Dom da Ira e outros ensinamentos do meu avô Mahatma Gandhi
Autor: Arun Gandhi
Editora: Editorial Planeta
Ano: 2017

Sinopse: Um livro de ensinamentos muito rico, que se baseia em histórias e lições verídicas de um guru do pacifismo e do autoconhecimento. E mais, com um toque de espiritualidade e uma forte componente histórica. Prático e emocional, com lições simples que aprendeu com o avô, sobre autoconhecimento, identidade, amizade, família, solidão, depressão, o autor ensina os benefícios do bom aproveitamento das emoções. A ira, defendia o guru espiritual, é uma arma poderosa quando a transformamos em energia motivadora de ação.

Sem comentários:

Enviar um comentário