quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Sugestões de Leitura

Tema: Férias 

Ensino pré-escolar e 1º Ciclo 


Título: Na Floresta com a Victória
Autora: Ana Peres de Sousa e Maria Teresa Dias Furtado
Editora: Coisas de Ler
Ano: 2018

Sinopse: A Victória e a Avó fazem uma viagem imaginária ao mundo dos animais, atravessando uma floresta de frondosas árvores e alguns lagos imensos. Durante essa viagem falam as duas sobre os variados bichos que encontram, desde o elefante à formiga. A Victória já sabe muita coisa, mas aprende com a Avó, por exemplo, a distinguir um dragão de um lagartão. Aves, mamíferos, répteis, desfilam elegantes perante as duas e ambas se sentem muito felizes.
Assim, regressam a casa já com vontade de fazer outras viagens, caminhando ao ar livre.
---


2º e 3º Ciclos do Ensino Básico


Título: A Carta Secreta de Colombo
Autora: Mafalda Moutinho
Ilustrador: Umberto Stagni
Editora: Dom Quixote
Ano: 2018

Sinopse: Ana, Maria e o divertido André vão a um antiquário de livros, em Génova, Itália, comprar um volume antigo. Mas quando dizem ao alfarrabista que procuram um manuscrito de Cristóvão Colombo, este tem uma reação muito estranha. Os jovens descobrem então que seis pessoas ali estiveram na semana anterior com o mesmo pedido, e todas elas desapareceram misteriosamente... 
Os Primos levar-te-ão a vasculhar livros, manuscritos e antigos diários em bibliotecas de velhos palácios. Com eles irás descobrir um pouco da fascinante história dos italianos mais famosos de sempre, Colombo, o navegador que chegou ao Novo Mundo em 1492, e o extraordinário Leonardo da Vinci, e irás também desvendar um enigma que te revelará como os seus passados secretos se cruzam inesperadamente.

---

Ensino Secundário


Título: O Reino do Dragão de Ouro
Autora: Isabel Allende
Editora: 11X17
Ano: 2018

Sinopse: A estátua do Dragão de Ouro permanece oculta num pequeno e misterioso reino encravado na Cordilheira dos Himalaias. Segundo reza a lenda, este magnífico objeto, um poderoso instrumento de adivinhação incrustado de pedras preciosas, guarda a paz destas terras. Uma paz que agora, devido à cobiça na alma dos homens, pode vir a ser perturbada.
Em O Reino do Dragão de Ouro, Isabel Allende convida-nos a entrar numa dupla aventura. Alexander Cold, a sua avó Kate e Nadia Santos, os protagonistas de A Cidade dos Deuses Selvagens, voltam a reunir-se. O leitor viverá com eles as suas peripécias e vicissitudes, na beleza nua e límpida das montanhas e vales dos Himalaias, agora na companhia de novos amigos.
Mas a escrita mágica da autora também desvela o valor e a simplicidade dos ensinamentos budistas através do lama Tensing, mestre e guia espiritual de Dil Bahadur, o jovem herdeiro do reino, a quem dá a conhecer os valores da compaixão, do respeito pela Natureza, da vida e da paz.
Um romance esplêndido, para leitores de todas as idades.
---

Público em geral


Título: O Desaparecimento de Stephanie Mailer
Autor: Joël Dicker
Editora: Alfaguara
Ano: 2018

Sinopse: Na noite de 30 de Julho de 1994, a pacata vila de Orphea, na costa leste dos Estados Unidos, assiste ao grande espetáculo de abertura do festival de teatro. Mas o presidente da Câmara está atrasado para a cerimónia… Ao mesmo tempo, Samuel Paladin percorre as ruas desertas da vila à procura da mulher, que saiu para correr e não voltou. Só para quando encontra o seu corpo em frente à casa do presidente da Câmara. Dentro da casa, toda a família do presidente está morta.


A investigação é entregue a Jesse Rosenberg e Derek Scott, dois jovens polícias do estado de Nova Iorque. Ambiciosos e tenazes, conseguem cercar o assassino e são condecorados por isso. Vinte anos mais tarde, na cerimónia de despedida de Rosenberg da Polícia, a jornalista Stephanie Mailer confronta-o com uma revelação inesperada: o assassino não é quem eles pensavam, e a jornalista reclama ter informações-chave para encontrar o verdadeiro culpado.

Dias depois, Stephanie desaparece.

Assim começa este thriller colossal, de ritmo vertiginoso, entrelaçando tramas, personagens, surpresas e volte-faces, sacudindo o leitor e impelindo-o, sem possibilidade de parar, até ao inesperado e inesquecível desenlace.
O que aconteceu a Stephanie Mailer?
E o que aconteceu realmente no Verão de 1994?

Críticas de imprensa

«Como é o novo Dicker? Podemos responder, sem hesitação: extraordinário!»

Le Point


«Stephanie Mailer, tal como Harry Quebert antes dela, mantém-nos agarrados. Felizmente, escrever não é meramente “juntar palavras que formam frases”. Escrever também é construir, e nisso Dicker é excelente.»


La Liberté


«Cinco temporadas de uma série de televisão viciante num só livro. O desaparecimento de Stephanie Mailer mostra em pleno o talento do escritor: uma teia de intrigas que mantém o leitor preso por um fio.»

Le Temps


«O autor redescobre a sua força sedutora: a combinação de eficácia visual à americana com a elegância do detalhe à europeia.»


24 Heures

«Dicker não larga a mão do leitor que, apesar da variedade de personagens, da avalanche de pistas falsas, nunca perde o fio à meada. A cada cinquenta páginas, o leitor pensa ter encontrado o verdadeiro assassino. Mas para isso terá de esperar: o autor é muito hábil e diverte-se como um louco a induzir o leitor em erro.»

Le Figaro Littéraire


«Romance após romance, Joël Dicker impõe-se como um mestre de ilusionismo.»


Elle

«Preciso, denso, dinâmico, rápido, divertido, atravessado por uma ironia refrescante. Mas a sua maior qualidade, e a sua evolução em relação aos livros anteriores, é que esta complexidade, esta rapidez de acção, não impede o romance de ser comovente e poético ao mesmo tempo. É um livro com alma.»

Matin Dimanche

«Enquanto Agatha Christie punha em cena “apenas” dez suspeitos, Joël Dicker joga com dezenas de personagens a um ritmo inacreditável. De tirar o fôlego!»

Madame Figaro

«Conhece aquele sentimento terrível de se sentir sozinho depois de acabar um romance incrível? Foi o que me aconteceu com este livro. Joël Dicker vai ainda mais longe do que antes com este livro.»

Cosmopolitan

«Intriga cativante, personagens sólidas e ritmo vivo. Um page turner muito eficaz.»

Telerama

Sem comentários:

Enviar um comentário