quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Sugestões de Leitura

Tema: Medos/ Emoções


Ensino pré-escolar e 1º Ciclo 


Título: O monstro das cores
Autora/ Ilustradora: Ana Llenas
Editora: Nuvem de Letras
Ano: 2017

Sinopse: As emoções explicadas às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.
Nota: Livro recomendado pelo PNL para o ensino pré-escolar. 

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico 


Título: SuperSustos - Livro 2: RVA - Realidade Virtual Assustadora
Autor: Jeff Creepy
Editora: Planeta Editora
Ano: 2018

Sinopse: A coleção SuperSustos traz uma nova forma de apresentar histórias de terror para os leitores mais novos: nas suas páginas há tanto de assustador, como de humor. Cada história é independente e consegue deixar alguns cabelos em pé.
Para morrer de medo… ou morrer a rir!
Para os leitores mais relutantes, histórias de terror simples e engraçadas, que combinam medo, aventura e humor. Completadas com algumas ilustrações a preto e branco, no estilo manga.
Escritas num tom atual e brincalhão, as histórias inspiram-se em lendas urbanas que circulam na internet e nas redes sociais.
Cada livro pode ser lido de forma independente já que as histórias são conclusivas, mas em comum todas terminam com um HORRIPÍLOGO: capítulo final com uma reviravolta que deixa os leitores a imaginar uma possível continuação.

---

Ensino Secundário


Título: Homem na Escuridão
Autor: Paul Auster
Editora: Edições Asa
Ano: 2008

Sinopse: E se a América não estivesse em guerra com o Iraque mas consigo própria? Nesta América, as Torres Gémeas não caíram e as eleições presidenciais de 2000 conduziram à secessão, com estado após estado a abandonar a união e uma sangrenta guerra civil a instalar-se. Este mundo paralelo é criado pela mente e coração perturbados de August Brill, um crítico literário vítima de insónias. Gradualmente, o que Brill tenta desesperadamente impedir insiste em ser contado. Com a neta a juntar-se-lhe de madrugada, ele arranja finalmente coragem para revisitar os seus piores dramas.

Chocante e apaixonante, Homem na Escuridão é o exemplar romance do nosso tempo, um livro que nos obriga a confrontar a escuridão da noite, celebrando a existência das pequenas alegrias do dia-a-dia num mundo capaz da mais grotesca violência.

---

Público em geral


Título: Três coroas negras
Autor: Kendare Blake 
Editora: Porto Editora
Ano: 2018
Sinopse:

Três rainhas negras,
Fruto da mesma terra.
Três gémeas meigas,
Agora entrarão em guerra.

Três irmãs negras –
Quais delas não se adivinha –
Mas duas terão de morrer:
Só uma será rainha.


Três rainhas herdeiras de um só trono, cada uma possuindo um poder mágico muito cobiçado. Mirabella é capaz de inflamar o incêndio mais violento ou a tempestade mais terrível. Katharine consegue ingerir um veneno mortal sem sentir os seus efeitos. De Arsinoe diz-se capaz de fazer florir a rosa mais vermelha e controlar o leão mais feroz. Mas para uma delas ser coroada rainha, não basta ter a linhagem certa. As trigémeas terão de conquistar o seu direito à coroa, lutando por ele… até à morte.
Na noite em que as irmãs completam 16 anos, a batalha começa. E a rainha que sobreviver, conquistará a coroa!
Críticas de imprensa:
“”Três Coroas Negras" é um livro com uma premissa cativante, um enredo extremamente interessante e personagens muito bem construídas. Carregado de intrigas inesperadas e de reviravoltas surpreendentes, é uma excelente leitura do início ao fim!”
Dream Pages - Páginas de Sonho

“Viciante, apaixonante e vingativo, em Três Coroas Negras várias são as reviravoltas ao longo da aventura que sem perder em algum momento o ritmo através de uma escrita fluída, contagiante e mesmo obsessiva, consegue conquistar o leitor para se querer perceber quem levará a sua força em diante numa luta que promete ser desigual mas onde cada qual tem os seus trunfos únicos e pessoais.”
O Informador

Três Coroas Negras é uma história sombria, com um enredo original e cheia de magia, traições, e personagens rancorosos. É uma leitura perfeita para o Outono (que há de vir), especialmente se estiverem enrolados numa manta a ouvir a chuva.”
The Bookish Deer

“Viciante, com personagens carismáticas e uma história original como já há muito tempo não encontrava. Este livro navega entre o mundo de Game of Thrones e o carisma das personagens e alguns elementos de Harry Potter.”
Le Club Noir

“Os leitores ficarão fascinados com o mundo engenhoso de Blake, com os desenvolvimentos surpreendentes das personagens e as tensões entre eles. Recomendamos.”
School Library Journal

Sem comentários:

Enviar um comentário