JUNHO.22
Título: O Menino que gostava de toda a gente
Autora do texto: Jane Porter
Autora de imagem: Maisie Paradise Shearring
Editora: Fábula
Ano: 2022
Sinopse: No primeiro dia no infantário, o Duarte está muito feliz e diz a toda a gente: «Gosto de ti!» Mas ninguém lhe diz o mesmo: uns gozam, outros fingem que não ouviram, e há mesmo quem fique incomodado. No dia seguinte, o Duarte sente-se triste e não quer voltar à escola. Mas a mãe mostra-lhe que há muitas maneiras de fazer amigos e de espalhar amor pelo mundo. Uma história sobre a importância dos pequenos gestos de afeto e acolhimento. Promove a aceitação da diferença, gestos de bondade e a inteligência emocional
Este livro em coautoria, de duas autoras premiadas, recebeu uma distinção da Amnistia Internacional de livro que inspira o ativismo; venceu o 2020 Little Rebels Award e foi finalista do 2021 Derby Children’s Picture Book Award.
---
1.º Ciclo
Título: O Menino que Não Queria ser Diferente
Editora: Verso de Kapa
Ano: 2010
Sinopse: O menino que não queria ser diferente é uma viagem ao interior da mente de uma criança com PHDA. Ben Polis frequentou seis escolas, ficou três mil horas de castigo e levou a família a procurar ajuda profissional. Através de uma grande determinação e da auto-aprendizagem de técnicas de concentração, conseguiu chegar à universidade. Ben descreve o que significa sentir impulsos constantes, tomar toda uma série de medicamentos e querer desesperadamente ser apenas "normal". Apresenta também vários e valiosos conselhos, tais como descobrir as formas de disciplina que funcionam e as que nunca irão surtir resultados.
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Título: Rapaz conhece rapaz
Autora do texto: Alice Oseman
Editora: Cultura editora
Ano: 2020
Sinopse: O primeiro volume da saga best-seller mundial, premiada com o Goodreads Choice Awards 2020 para melhor banda desenhada.
Charlie e Nick estão na mesma escola, mas nunca se conheceram... até ao dia em que são obrigados a sentar-se lado a lado. Eles rapidamente se tornam amigos, e Charlie começa a apaixonar-se por Nick, embora ache que não tenha qualquer oportunidade.
Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e, por vezes, coisas boas estão mesmo ao nosso lado...
Este é o primeiro volume de Heartstopper, a banda desenhada premiada (Goodreads Choice Awards 2020) de Alice Oseman.
Opinião de um leitor
«Comprei este livro como prenda para a minha irmã que nunca gostou muito de ler. Ela tinha visto a série e adorado então pensei que ia ser uma boa forma de a incentivar a ler mais. Resultou às mil maravilhas, assim que pegou nele só pousou depois de terminar e já quer o próximo!! Não posso falar do conteúdo do livro em si pois não o li, mas parece me ser um livro incrível para quem quer começar a ter melhores hábitos de leitura, já para não falar da qualidade do livro e da capa lindíssima. Recomendo muito.»
---
Título: A raridade das coisas banais
Autor: Pedro Chagas Freitas
Editora: Oficina do livro
Ano: 2022
Sinopse: «O que queres ser quando fores grande?»
«- Pequeno outra vez.»
É assim que começa este romance apaixonante, lindíssimo e inspirador, que vai mudar a maneira como vemos a vida. Trata-se de uma história inesquecível, viciante e envolvente, que nos mostra que somos viciados no que amamos, e ainda bem.
Um livro que é uma lição extraordinária sobre aquilo que devia ser sempre o mais importante componente da nossa existência. O romance mais marcante de Pedro Chagas Freitas até hoje.
---
Público em geral
Título: Sonechka
Autora: Ludmila Ulitskaya
Tradução: Larissa Shotropa
Editora: Cavalo de Ferro
Ano: maio de 2022
Sinopse: Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.
Desde a mais tenra idade que Sonechka, uma rapariga invulgar e pouco atraente, se refugia obsessivamente na leitura, a ponto de tratar personagens inventadas como pessoas reais. Com o início da guerra, Sonechka parte para Sverdlovsk, onde encontra trabalho como bibliotecária. Aí conhece Robert Viktorovich, um artista recém-libertado de um campo de trabalho forçado soviético, que, de rompante, lhe pede em casamento.
Seguem-se anos de satisfação, em que o amor conjugal, a maternidade e os cuidados do lar passam a ocupar o centro da vida de Sonechka, trazendo-lhe uma felicidade que ela nuncasonhou merecer e que sobreviverá ao período difícil do pós-guerra e ao surgimento de um surpreendente triângulo amoroso.
Publicado em 1995 e amplamente traduzido e premiado, Sonechka é o primeiro romance de Ludmila Ulitskaya e o início de uma fulgurante carreira que a consagrou como um dos nomes cimeiros da Literatura contemporânea internacional. Uma história subtil e inteligente sobre o destino de uma mulher, tendo como pano de fundo a História da Rússia no século XX — o regime soviético e o seu desmoronamento.
Tradução do original russo.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma voz literária e política que é uma referência fundamental para ler e compreender a Rússia de hoje.»
El País