MAIO.22
Autora do texto: Matilde Rosa Araújo
Autora de imagem: Maria Keil
Editora: Texto Editores
Sinopse: Este livro transporta-nos para o universo do imaginário e do faz-de-conta. Constituído por cinco maravilhosos contos de autoria de Matilde Rosa Araújo, complementados por mimosas ilustrações de Maria Keil, fará o encanto de todas as crianças.
Nova edição deste livro, com novo design e paginação e com alteração de formato. Os poemas de Matilde Rosa Araújo e os desenhos de Maria Keil transportam-nos para o universo poético e mágico da criança, e para a forte ligação das autoras à Natureza.
Nota: Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta pelo Plano Nacional de Leitura.
---
1.º Ciclo
Título: História de Uma Flor
Autora do texto: Matilde Rosa Araújo
Editora: Editorial Caminho
Sinopse: Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte.
No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas.
Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.
---
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico
Título: Mamã
Autora do texto: Hélène Delforge
Autor da imagem: Quentin Gréban
Editora: Baduga
Ano: 2021
Sinopse: Uma das primeiras palavras do mundo. Um nome único, que designa milhares de mulheres. Uma palavra que quer dizer amor, ternura, laço e por vezes ausência. Há tantas mamãs quantos filhos. E no entanto, em qualquer parte do mundo, todas as mamãs parecem as mesmas quando seguram os vossos bebés nos braços. As ilustrações incrivelmente poéticas e expressivas do artista belga Quentin Greban tocam a alma; textos curtos e amplos de Helene Delforge contam 30 histórias diferentes de amor materno.
Este livro é a série de diário pessoal tecido a partir das histórias de mulheres de diferentes épocas, nacionalidades, profissões, crenças de vida, mas todas elas têm uma coisa um comum - são mães que amam seus filhos. Momentos arrebatados, reflexões, esperanças, medos, sorrisos sem fim, beijos e abraços. A vida das mulheres. Os destinos das mães e filhos são tecidos por um forte fio em um. Tão trêmulo e sútil, tão profundo e terno.
As histórias contadas neste livro penetram no próprio coração desde as páginas, passando pelas pontas dos dedos e transformando-se em emoções puras. O livro para abrir as dobras da memória, chorar com as lágrimas da felicidade, sentir saudade e sentir a alegria de ser mãe.
---
Ensino Secundário
Título: Assim nasceu uma língua
Autor: Fernando Venâncio
Editora: Guerra & Paz
Ano: 2019, 1.ª edição
Sinopse: Fernando Venâncio conta-nos a história da língua portuguesa com paixão, elegância e um fino humor. Com rigor e precisão de paleontólogo, Fernando Venâncio começa no primeiro gemido da nossa língua, que remonta há séculos, tão distantes que Portugal ainda nem existia, passando pelos primeiros escritos, até à fala contemporânea que ainda hoje conserva registos, em estado fóssil, dessa movimentação primordial. Máquina do tempo que nos permite recuar à época em que o idioma se formou, Assim Nasceu Uma Língua faz-nos peregrinos numa caminhada que toca a língua galega ou o português brasileiro, evidenciando as profundas derivas que deram forma ao nosso idioma, a que Fernando Venâncio chama «um idioma em circuito aberto».
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Se a ideia era observar as palavras, a missão foi cumprida a preceito. Sem nunca se tornar fastidioso ou aborrecido, este livro propõe de facto uma abordagem lexical muito abrangente.»
José Mário Silva (crítico literário e poeta) – Express
«Um livro absolutamente fascinante.»
Ricardo Araújo Pereira (humorista e autor) – Governo Sombra
---
Público em geral
Título: Nome de Mãe
Autor: Vários
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2022
Sinopse: Figura central na vida de todos — pela presença ou pela ausência —, a mãe é o mote para esta antologia de contos inéditos.
Nome de Mãe reúne, num único volume, alguns dos escritores mais expressivos da ficção em língua portuguesa: um livro que acolhe e expande a multiplicidade de papéis que a figura materna desempenha desde sempre, seja no espaço público de quem a rodeia, seja na vida íntima e no imaginário dos seus filhos.
Aqui encontramos uma mãe que dá à luz entre estranhos e não reconhece o seu bebé; uma mãe apanhada nas malhas de um conflito armado; uma mãe abnegada que um dia se liberta sexualmente de forma inesperada; uma mãe que vive a doença com o filho à cabeceira; uma mãe a quem a demência destrava a língua e enevoa a memória; uma mãe moribunda que desencadeia uma reflexão retrospetiva acerca da vida; uma mãe-avó-Velha que, num ambiente onírico, tenta fazer sentido da existência; uma mãe que apenas é encontrada pelo filho depois de morta e que passa a acompanhá-lo como um fantasma; uma mama-san que educa as raparigas do seu bordel para o mundo lá fora; uma mãe que vive no pânico de que o seu filho morra, cumprindo, por isso, rituais asfixiantes.
Oscilando entre o comovente, o memorialístico, o filosófico e o humorístico, estes contos dão um nome diferente a cada uma das mães que retratam, e revelam assim a impressão digital dos seus autores.
Uma antologia que é porta de entrada para universos distintos, onde a casa de partida é um lugar mental e afetivo reconhecido por todos os leitores.