quarta-feira, 1 de abril de 2020

Sugestões de Leitura

Ensino pré-escolar e 1º Ciclo

Título: Truz-Truz Quem é?
Autora: Natalina Cóias
Ilustrador: Paulo Galindro
Editora: Editora Minotauro
Ano: 2018

Sinopse: Assim começa esta pequena grande adivinha, uma lengalenga cheia de humor, que dá vida a um bairro e a todas as personagens fascinantes que podemos encontrar no nosso dia a dia. Tanto pode ser “uma menina pequenina que tem uma meia rota no pé”, como “a gata da vizinha que fugiu pela chaminé”, como “o senhor Inácio que se esqueceu de comprar café” ou ainda “o Zé que vem da escola, com a bola a pontapé”.
Com capa em formato de porta, Truz-Truz é a primeira obra conjunta do casal de ilustradores Natalina Cóias e Paulo Galindro.
Como é? Vais abrir a porta?
---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

Título: Haven: Revolução. A nossa cidade. O nosso segredo.
As nossas regras.
Autor: Simon Lelic
Editora: Porto Editora
Ano: 2020

Sinopse: Haven é uma organização secreta escondida nos subterrâneos de Londres.
Quando alguns alunos começam a desaparecer de um prestigiado colégio interno, Ollie Turner sabe que é uma missão para o Haven. Ollie e a equipa de investigação do Haven arriscam a vida quando se infiltram para encontrarem os jovens desaparecidos.
Mal sabem eles que um inimigo terrível os aguarda, com um plano para destruir tudo o que conquistaram.
Nota ao autor: Nascido em Brighton, em 1976, estudou História na Universidade de Exeter e concluiu mais tarde uma pós-graduação em jornalismo. Conta como paixões pessoais a leitura, o golfe, o ténis e o karaté. É escritor bestseller de policiais para leitores mais velhos e Haven é a sua primeira coleção para os mais novos.
---

Ensino Secundário

Título: Harley Quinn - Através do Espelho
Autora: Mariko Tamaki
Ilustrador: Steve Pugh
Editora: Levoir
Ano: 2020

Sinopse: Rebelde, sem rodeios e excêntrica, a jovem Harley Quinzel é mandada, aos quinze anos e com cinco dólares no bolso, para Gotham, uma das cidades mais perigosas do mundo. Harley já teve de se confrontar com situações bem complicadas na sua vida, mas a sua sorte muda quando a melhor drag queen de Gotham, o seu Mamã, a toma sob a sua protecção.
Harley parece ter encontrado um sítio para crescer e descobrir o seu verdadeiro eu no liceu de Gotham, com a sua melhor amiga Ivy. Mas a sorte vai voltar a mudar quando o cabaret do Mamã se torna na nova vítima da onda de gentrificação que está a submergir a vizinhança. Agora, Harley está furiosa.
Quer transformar essa fúria em acção, mas tem duas opções: juntar-se a Ivy e à sua campanha para tornar o bairro num sítio melhor; ou juntar-se ao Joker, que planeia deitar Gotham abaixo, uma corporação de cada vez.
Nota à autora: Mariko Tamaki nasceu na cidade de Toronto, no Canadá. Estudou Literatura Inglesa, trabalhou como artista na área da performance e é realizadora de filmes e autora de textos para banda desenhada (Skim e Emiko Superstar) e também do romance juvenil (You) Set Me on Fire.
Finalmente o Verão é a segunda novela gráfica que cria em colaboração com a ilustradora Jillian Tamaki.¿ Podemos seguir as suas aventuras em marikotamaki.blogspot.com.
Mariko e Jillian Tamaki não partilham o mesmo apelido por acaso. São primas, ambas descendentes de uma família japonesa.
---

Público em geral

Título: Tu és aquilo que pensas
Autor: James Allen
Editora: Albatroz
Ano: 2020

Sinopse: E se tudo aquilo que nos acontece depender, sobretudo, dos nossos pensamentos?
Era nisso em que acreditava James Allen quando escreveu 
As a Man Thinketh, que chega agora com nova tradução. Neste pequeno e valioso livro, repleto de ideias e exemplos, irás ver que o sucesso e a felicidade estão ao teu alcance, através de uma simples ferramenta: domina os teus pensamentos e dominarás o teu destino.
Escrita há mais de 100 anos - muito antes de outras referências que defendem o mesmo princípio -, esta é uma das obras de autoajuda mais lidas de sempre e um guia para líderes, 
coaches e mestres mundiais do desenvolvimento pessoal. Através dela, e ao longo de décadas, inúmeras pessoas mudaram a sua forma de estar e tornaram-se mais felizes e bem-sucedidas, ajudando, ao mesmo tempo, a transformar o mundo num lugar melhor.
"Sonha em grande - aquilo com que sonhares será aquilo em que te irás tornar."
Nota ao autor: James Allen foi escritor, filósofo e poeta. Escreveu sobre temas complexos como a fé, o destino, o amor, a paciência e a espiritualidade, mas teve o raro dom de conseguir expor os temas de forma tão clara e simples, que qualquer pessoa os pode compreender.
Nasceu em 1864, em Leicester, Inglaterra, de onde partiu aos 15 anos, com toda a família, rumo aos Estados Unidos. Contudo, dois dias depois de chegarem ao novo continente, o seu pai viria a falecer, o que obrigou a família a reorganizar-se. A morte do pai levou James Allen a abandonar a escola e a começar a trabalhar para ajudar a sustentar a família. Apesar de trabalhar durante muitas horas, Allen continuou a ler e a estudar os temas mais diversos.
Entre os seus autores preferidos, incluíam-se Shakespeare, Milton, Emerson, Buda, Jesus, Whitman e Lao-Tsé.
Todas as manhãs, andava pelas montanhas à volta da sua casa e aproveitava para refletir e meditar sobre os assuntos que lhe ocupavam a mente. Depois, regressava a casa e escrevia até à hora de almoço. À tarde, estava com a família, tratava da quinta, fazia jardinagem e jogava croquet com os amigos.
Faleceu em 1912, mas a obra que deixou fica para a posterioridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário