quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sugestões de Leitura

Ensino pré-escolar e 1º Ciclo

Título: Aqui estamos nós!
Autor/ Ilustrador: Oliver Jeffers
Editora: Orfeu Mini
Ano: 2018

Sinopse: Bem-vindos ao planeta Terra!
O mundo pode parecer muito confuso, sobretudo se acabámos de aqui chegar. Para melhor compreendê-lo, vamos explorar o nosso planeta e ver como vivemos. Estes apontamentos são um guia para essa viagem...
Escrito por Oliver Jeffers nos dois primeiros meses de vida do seu filho, e procurando explicar-lhe as várias coisas que achava que ele precisava de saber, este é um livro vivo e afetivo sobre o modo como o planeta e os seres humanos devem ser amados e respeitados.

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico


Título: A mãe que chovia
Autor: José Luís Peixoto
Ilustrador: Daniel Silvestre da Silva
Editora: Quetzal Editores
Ano: 2012
Sinopse:

Nota: O livro A mãe que chovia  é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo.
Sinopse: O protagonista do primeiro livro infantil de José Luís Peixoto é filho da chuva. Com uma mãe tão original, tão necessária a todos, tem de aprender a partilhar com o mundo aquilo que lhe é mais importante: o amor materno. Através de uma ternura invulgar, de poesia e de uma simplicidade desarmante, este livro homenageia e exalta uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.
---

Ensino Secundário


Título: O pintassilgo
Autora: Dona Tartt
Editora: Editorial Presença
Ano: 2014

Sinopse: Este grande e extenso romance não trata do tema da família, mas dos efeitos nefastos do seu desaparecimento na vida de uma criança.
Com efeito, o protagonista, Theo, vê, com a idade de treze anos, o seu mundo de criança protegida e amada desabar, após a morte dramática da mãe aquando de um atentado bombista num museu Metropolitan de Nova Iorque, do qual Theo escapa quase por milagre, roubando uma obra-prima da pintura mundial do século XVII, O Pintassilgo, de Fabritius, que o vai acompanhar por todo o lado e pela qual arriscará até a vida.
Numa primeira fase acolhido pela família abastada e conceituada do seu melhor amigo de escola, vai experimentar uma autêntica descida aos infernos, quando o pai, que o tinha abandonado, volta para o arrastar para Las Vegas, na sua vida desregrada de vícios e solidão. Vai também conhecer o seu grande companheiro de desgraça e viagem, Boris.
Trata-se de uma leitura apaixonante, que inspira emoções fortes e nos arrebata, pelo realismo duro como descreve e narra a vida de Theo, pela construção apurada e complexa das suas densas personagens, mas também pela escrita poderosa e muito sugestiva.
É, sem dúvida um espantoso retrato da sociedade norte americana de Nova Iorque e Las Vegas.

--- 

Público em geral


Título: As Mulheres do Meu Pai
Autor: José Eduardo Agualusa 
Editora: Quetzal Editores
Ano: 2017

Sinopse: Ao morrer, o famoso compositor angolano Faustino Manso deixou sete viúvas e dezoito filhos. A filha mais nova, Laurentina, realizadora de cinema, tenta então reconstruir a atribulada vida do falecido músico. Em As Mulheres do Meu Pai, realidade e ficção correm lado a lado, a primeira alimentando a segunda. Nos territórios que José Eduardo Agualusa atravessa, porém, a ficção participa da realidade. As quatro personagens do romance que o autor escreve, enquanto viaja, vão com ele de Luanda, capital de Angola, até Benguela e Namibe.
Cruzam as areias da Namíbia e as suas povoações-fantasma, alcançando finalmente Cape Town, na África do Sul. Continuam depois, rumo a Maputo, e de Maputo a Quelimane, junto ao rio dos Bons Sinais - e dali até à ilha de Moçambique. Percorrem, nesta deriva, paisagens que fazem fronteira com o sonho, e das quais emergem, aqui e ali, as mais estranhas personagens. As Mulheres do Meu Pai é um romance sobre mulheres, música e magia.

Nestas páginas anuncia-se o renascimento de África, continente afetado por problemas terríveis, mas abençoado pelo talento da música, o sempre renovado vigor das mulheres e o secreto poder de deuses muito antigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário