domingo, 1 de abril de 2018

Sugestões de leitura



Ensino pré-escolar e 1º Ciclo


Tema: Livros e Liberdade

Informação não disponibilizada

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

  
Título: 7x25 Histórias da Liberdade
Autor(a): Margarida Fonseca Santos
Ilustradora: Inês do Carmo
Editora: Edições Gailivro
Ano: 2008
Sinopse: 7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objetos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mãos de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
---

Ensino Secundário


Título: Os livros que devoraram o meu pai
Autor(a): Afonso Cruz
Editora: Editorial Caminho
Ano: 2010

Sinopse: Este pequeno e delicioso romance de Afonso Cruz celebra a leitura e nos faz compreender o valor que os livros podem ter na vida de uma pessoa que descobre o prazer de ler.
A história é narrada pelo filho de Vivaldo Bonfim. Este era um escriturário que, para fugir à rotina da sua vida de escriturário, levava romances e novelas para a repartição de finanças onde trabalhava. Um dia, enquanto fingia trabalhar, perdeu-se na leitura e desapareceu deste mundo.
Sentindo-se órfão, Elias quer conhecer melhor o pai e conta com a ajuda da avó que lhe entrega a chave da arca do tesouro – a chave de um sótão onde está encerrada a biblioteca do Vivaldo Bonfim.
A partir de então, a vida de Elias vai mudar radicalmente, pois diariamente irá ao sótão descobrir o pai nos clássicos de literatura que este lia. É todo um mundo que se abre...

---

Público em geral


Título: O Botequim da Liberdade
Autor(a): Fernando Dacosta
Editora: Casa das Letras
Ano: 2013

Sinopse: A última grande tertúlia de Lisboa - que marcou culturalmente, politicamente várias décadas portuguesas - teve lugar no Botequim, bar do Largo da Graça criado e projectado por Natália Correia.
Nele fizeram-se, desfizeram-se revoluções, governos, obras de arte, movimentos cívicos; por ele passaram presidentes da República, governantes, embaixadores, militares, juízes, revolucionários, heróis, escritores, poetas, artistas, cientistas, assassinos, loucos, amantes em madrugadas de vertigem, de desmesura.
A magia do Botequim tornava-se, nas noites de festa, feérica. Como num iate de luxo, navegava-se delirantemente (é uma viagem assim que neste livro se propõe) em demanda de continentes venturosos, de ilhas de amores a encontrar.
O futuro foi ali, como em nenhuma outra parte do País, festivamente antecipado - nunca houve, nem por certo haverá, nada igual entre nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário