terça-feira, 1 de outubro de 2024

Sugestões de Leitura - Outubro

Tema: Animais

Pré-escolar/1º Ciclo


Título: A vida selvagem na cidade
Autor: Bem Hoare
Ilustradora: Lucy Rose
Editora: Lilliput
Ano: 2021


Sinopse: Vem conhecer os animais selvagens com quem partilhamos as nossas cidades.
As cidades são locais movimentados, onde residem milhares de pessoas. Mas há muitos outros habitantes nas zonas urbanas. As ruas, os edifícios, os parques, os rios e os jardins são também o lar de várias espécies de animais selvagens, como doninhas, pinguins, pumas, guaxinins e muitos outros. Vais reconhecer alguns... na tua própria casa!

Este livro revela os animais que vivem lado a lado com os humanos, em grandes cidades como Nova Iorque, Londres, T0óquio, Singapura, Mumbai ou Rio de Janeiro. Onde quer que estejas no mundo, passarás a ver a vida nas cidades de uma forma muito mais entusiasmante, pois estarás sempre alerta para a maravilhosa vida selvagem em teu redor.

Livro de capa dura em tecido e com relevos, tornando-o muito agradável ao toque. Ilustrações belíssimas e muito coloridas, que tornam a apresentação e o layout do livro bastante original. Os textos completos e sucintos, são ideais para consulta ou para ler aleatoriamente.

O prestigiado jornalista Ben Hoare foi editor da revista BBC Wildlife e é uma das 15 pessoas que receberam a Medalha Dilys. Este reconhecimento é atribuído a comunicadores cuja paixão e empenho pela vida animal ajudam esta causa a chegar a novos públicos.

Público em geral 



Título: Como a Sombra que Passa
Autor: Antonio Muñoz Molina
Editora: Ponto de Fuga
Ano: 2018

Sinopse: A 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado. Durante o tempo que permaneceu em fuga, o seu assassino, James Earl Ray, passou dez dias em Lisboa, a tentar obter um visto para Angola. Obcecado por esse homem fascinante, e graças à abertura recente dos arquivos do FBI sobre o caso, Antonio Muñoz Molina reconstrói o crime, a fuga e a captura de Ray, mas sobretudo os seus passos na capital portuguesa.

Lisboa é cenário e protagonista deste romance, enquanto destino de três viagens que se vão alternando na perspetiva do autor: a do fugitivo James Earl Ray em 1968, a do jovem Molina, que em 1987 partiu de Granada em busca de inspiração para O Inverno em Lisboa, livro que o consagraria, e a do escritor aclamado que tece a narrativa nos dias de hoje.

Original e apaixonante, Como a Sombra que Passa aborda, a partir da maturidade e num registo íntimo, temas relevantes na obra de Antonio Muñoz Molina: o passado como matéria de difícil recriação, o caráter fugaz do instante, a construção da identidade e o fortuito como motor do real, que neste livro ganham forma através de uma primeira pessoa inteiramente livre que desafia perceções e se resolve no próprio processo de escrita.