quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Sugestões de leitura

AGOSTO.23

Tema: Férias & Lazer

Pré-escolar


Título: Usa a tua imaginação (Mas tem cuidado com AQUILO que DESEJAS!)

Autora do texto e da imagem: Nicola O'Byrne

Editora: Jacarandá Editora

Ano: 2023

Sinopse: Usa a tua imaginação, mas tem cuidado com aquilo que desejas! Nunca se sabe até onde te levará a tua imaginação.

Um título escrito e ilustrado por Nicola O'Byrne, a mesma autora de Abre com Muito Cuidado!; O que Está Atrás da Porta? e O Último Livro Antes de Dormir.

---

1.º Ciclo











Título: O que fazem os sentimentos quando ninguém está a ver

Autora do texto: Tina Oziewicz

Autora da imagem: Aleksandra Zajac

Editora: Fábula

Ano: 2023

Sinopse: Conhecemos muitos sentimentos, mas será que sabemos o que fazem quando ninguém os está a ver?

Neste livro, os sentimentos e emoções são representados como criaturas estranhas, misteriosas. Umas são calmas, outras agitadas, há as amáveis e as maldispostas… são todas diferentes entre si, mas vivem no mesmo local.

Um livro polaco, traduzido para várias línguas, que convida à reflexão. Delicado, surpreendente, divertido e caloroso inspira-nos a parar para percebermos melhor o que sentimos, pois mais ninguém consegue espreitar para dentro de nós para saber.

Uma reflexão divertida, desconcertante e original sobre os sentimentos.

Nota: Álbum ilustrado que convida a uma divertida introspeção sobre os sentimentos, para leitores de todas as idades.

---                                                                     

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Título: A Bolsa Amarela

Autora do texto: Lygia Bojunga

Autora da imagem: Marie Louise Nery

Editora: Tinta da China

Ano: 2023

Sinopse: A coleção Pererê recebe lygia bojunga, uma das mais consagradas autoras da literatura infantojuvenil em língua portuguesa e autora distinguida com o Prémio Hans Christian Andersen, o mais prestigiado galardão internacional para a literatura infantojuvenil.

A Bolsa Amarela conta a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde na bolsa que dá título ao livro) - a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação, que é em si mesma uma contestação, a menina partilha connosco o seu dia-a-dia, misturando o real e a sua imaginação fértil, povoada de amigos secretos e fantasias. Pelo caminho, a nossa protagonista vai seguindo ruma à sua afirmação como pessoa.

Este multipremiado livro já foi traduzido para muitos idiomas e foi alvo de várias adaptações para teatro.

---

Ensino Secundário











Título: O vento conhece o meu nome

Autor: Isabel Allende

Editora: Porto editora

Ano: 2023

Sinopse: «Nada de começar a chorar. Temos de estar tranquilas. Não estamos perdidas. O vento conhece o meu nome e o teu também. Todos sabem onde estamos. Eu estou aqui contigo, sei onde estás e tu sabes onde estou. Viste? Não há que ter medo.»

Viena, 1938. Samuel Adler tem apenas 5 anos quando o pai desaparece, na infame Noite de Cristal – a noite em que a sua família perde tudo. Procurando garantir a segurança do filho, a mãe consegue-lhe lugar num comboio que transporta crianças judias para fora do país, agora ocupado pelo regime nazi. Samuel embarca sozinho, deixando a família para trás, tendo o seu violino como única companhia.

Arizona, 2019. Anita Díaz e a mãe tentam entrar nos EUA, fugindo à violência que reina no seu país, El Salvador. No entanto, são separadas na fronteira, ao abrigo de uma nova lei que regulamenta a imigração, forçando à separação das famílias. A mãe desaparece sem deixar rasto, e Anita é colocada em sombrias instituições de acolhimento. O caso desperta a atenção de Selena Durán, uma californiana de ascendência latina, e de Frank Angileri, um promissor advogado, que tudo farão para reunir de novo mãe e filha. Juntos, vão conhecer de perto a violência que muitas mulheres sofrem em silêncio, sem que dela consigam escapar.

Entrelaçando passado e presente, O vento conhece o meu nome conta-nos a história destas duas personagens inesquecíveis, ambas em busca da família e de um lar. É uma sentida homenagem aos sacrifícios que fazemos em nome dos filhos e uma carta de amor às crianças que sobrevivem a perigos inimagináveis – sem nunca deixarem de sonhar.

---

Público em geral


Título: A breve vida das flores

Autora:  Valérie Perrin

Editora: Presença

Ano: 2022

Sinopse:  Íntimo, poético e luminoso. O romance protagonizado por uma mulher que, contra tudo e contra todos, nunca deixa de acreditar na felicidade.

Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. A sua vida é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.