MARÇO.22
Título: Querido Pai
Autor do texto: Orianne Lallemand
Autor de imagem: Angélique Pelletier
Editora: Editorial Presença
Ano: março, 2012
Sinopse: Pai Miminhos, Pai Força, Pai Compincha, Pai Cócegas... Descubra o olhar que uma menina lança sobre os estados de alma do seu pai, acompanhados de ilustrações transbordantes de ternura. Depois de Mamã Maravilha, é a vez de os pais terem a sua homenagem, num livro que é um presente ideal tanto para os mais pequenos como para os mais crescidos.
---
Ensino: 1º Ciclo
Título: O Pai e Eu
Autor do texto: Maria Teresa Maia Gonzalez
Autor de imagem: Carla Nazareth
Editora: Paulinas
Ano: outubro, 2008
Sinopse: Quando dissemos a nossa primeira palavra, o Pai foi logo contar a novidade a toda a gente que conhecia (e era a palavra «Mamã»)!
---
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Título: Supera-te: ensinamentos da montanha para a tua vida
Autor do texto: Fernando Ferreira
Editora: Edição de autor
Ano: 2021
Sinopse: Subir a uma Montanha é sempre uma aventura pessoal. Neste livro o autor descreve de forma íntima, mas descontraída, todas as etapas que têm de ser percorridas até chegar ao cume da Montanha e regressar ao campo base são e salvo.
Desde os sonhos, passando pelo treino, pela preparação logística e mental, pela forma como lida com o medo, com a fadiga, com a incerteza, com o deslumbramento que se desfruta no cume de uma Montanha, até chegar ao momento da celebração final.
Neste livro, o autor vai fazendo analogias muito poderosas, entre os ensinamentos que aprendeu nas várias Montanhas que já subiu pelo mundo fora, e a sua aplicação no dia a dia, para que cada pessoa possa subir de uma maneira mais prazenteira e ousada, as Montanhas da sua Vida.
Supera-te, um livro a ler e a reler com muita atenção.
--
Ensino Secundário
Título: Treze Contos sobre Água
Autora: Luísa Costa Gomes
Editora: Dom Quixote
Ano: 2021
«Fui colecionando ao longo de mais de cinco anos contos que de uma maneira ou de outra metem água. Ela está sempre presente, doce, clorada, salgada, mais larga ou mais discreta, no oceano aberto onde se experimenta o abandono e a sobrevivência, no duche redentor que muda em narrativa irónica uma experiência de quase morte, na saliva que prepara a cinza, na piscina adorada que é meio de transmutação alquímica. Será esta coleção, talvez, em arco abrangente, uma reconciliação pela água: um livro termal, se quiserdes. Em muitos destes contos se reivindica o primado da experiência vivida, seja ela de jibóias!, na elaboração formal que lhe faz a vénia. Na vida da água que nos faz sonhar (só de olhar) reconhecemos a nossa própria sobrevida. Mas o lapidar é o lapidar e o que se escreve na água…»
---
Público em geral
Título: Mundo
Autora: Ana Luísa Amaral
Editora: Assírio & Alvim
Ano: 2021
Sinopse: Tecendo o fio que liga o texto à vida, Ana Luísa Amaral convoca-nos para uma paisagem de sons ao compasso dos cheiros, cores que constituem este Mundo: a abelha e a flor em descanso, a mesa e a faca pousada, ou as gentes e as suas interrogações.
GIRASSOL
se pousar nesta folha
um girassol
e o quebrar
o que sobra é o sol
dentro do céu —
parado —
ou o papel
aturdido e em
vertigem?
CRÍTICAS DE IMPRENSA
É o humano, o seu olhar diverso, a sua imensa perplexidade, que emerge de todas as coisas que nestes poemas se recolhem. Longe de ser coisificação, estamos perante um processo de humanização do mundo, através das coisas que o compõem.
Helena Buescu, Público
[…] o novo livro de Ana Luísa Amaral, ‘Mundo' (Assírio & Alvim) é um relâmpago que perdura no céu.
Correio da Manhã