Ensino pré-escolar e 1º Ciclo
Título: O que é a liberdade?
Autor: Oscar Brenifier
Ilustradora: Fréderic Rébéna
Editora: Dinalivro
Ano: 2007
Sinopse: Perguntas? Perguntas porquê? As crianças fazem perguntas, todo o género de perguntas, e normalmente são perguntas importantes. O que fazer com essas perguntas? É necessário que os pais lhes deem resposta?
Por que razão deveriam eles responder em vez das crianças? Não se trata aqui de pôr de parte a resposta dos pais: ela pode ajudar a criança a formar-se. Mas convém igualmente ensinar a criança a pensar e a julgar por si mesma, para poder adquirir a sua própria autonomia e tornar-se responsável.
Nos diversos livros da coleção “Filosofia para Crianças” são apresentadas várias respostas para cada pergunta. Algumas delas poderão parecer evidentes, outras misteriosas, espantosas ou até desconcertantes, mas todas elas serão objeto de novas questões, porque o pensamento é um caminho sem fim.
---
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
Título: Os Filhos da Liberdade
Autor: Marc Levy
Editora: Contraponto
Data: 2009
Sinopse: Os Filhos da Liberdade conta a história de um grupo de adolescentes que fez parte de uma Brigada da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial. O que unia estes jovens, de diferentes idades e nacionalidades era a crença inabalável de que valia a pena lutar pela liberdade, e que um dia a Primavera voltaria a despontar. Operando em Toulouse, este grupo conseguiu resistir às forças nazis, às milícias locais e aos colaboradores franceses. Rodeados por inimigos invisíveis e omnipresentes, estes jovens não se podiam sequer dar ao luxo de se apaixonarem - pois, caso fossem apanhados, esse amor podia ser usado contra eles… Vivendo em circunstâncias extremas, aprenderam em cada dia a desfrutar da vida ao máximo: a rir, mesmo rodeados de tragédia; a ser generosos, mesmo quando não tinham nada para dar; e a apaixonar-se, apesar de todos os riscos. Pois não se consegue matar o espírito humano enquanto a esperança estiver viva. Este romance emocionante e comovente é baseado numa história real: a 35.ª Brigada, composta por vários jovens imigrantes dispostos a combater por França e pela liberdade, existiu. Um dos seus membros era o pai de Marc Levy; o seu nome de código era «Jeannot».
---
Ensino Secundário
Título: Liberdade de Expressão
Autor: Timothy Garton Ash
Editora: Temas e Debates
Ano: 2017
Sinopse: Dispondo de acesso à Internet, qualquer pessoa pode publicar online quase tudo o que quiser, onde teoricamente poderá ser visto por uma audiência de milhões de pessoas. E nunca os males da livre expressão ilimitada - intimidação violenta, violação da privacidade e vagas de insultos - fluíram tão facilmente através das fronteiras. Um pastor evangélico queima um exemplar do Alcorão na Florida e soldados da ONU morrem no Afeganistão.
Baseando-se na sua longa experiência de escrita sobre ditadores e dissidentes, Timothy Garton Ash defende que neste mundo interligado a que chama cosmópolis há uma maneira de conjugar liberdade e diversidade que passa por dispor de mais e melhor liberdade de expressão. Podemos aprender a conviver com diferenças irredutíveis sem passarmos a vias de facto.
Sobre o autor: O historiador Timothy Garton Ash, nascido em Londres em 1955, é o autor premiado de nove obras sobre política, que compreendem The Magic Lantern, The File e mais recentemente Facts are Subversive. É Isaiah Berlin Professorial Fellow no St. Antony’s College, em Oxford, e Senior Fellow da Hoover Institution, na Universidade de Stanford. Colabora regularmente no Guardian e na New York Review of Books.
---
Público em geral
Título: Páginas Esquecidas
Autor: Agostinho da Silva
Editora: Quetzal
Ano: 2019
Sinopse: «Procurando fornecer ao maior número possível de pessoas os conhecimentos bastantes, "uma informação quanto possível certa e objetiva sobre o que no mundo significa progresso", publicou Agostinho entre 1938 e 1947, em 125 cadernos, num total de cerca de três mil páginas, uma síntese do saber humano. Nascidos sob o desígnio de abranger o maior número possível de áreas do saber, estabelecendo, de forma sólida, os alicerces de uma cultura geral, os Cadernos de Agostinho contribuíram em grande escala para a formação integral dos jovens e adultos de todas as classes sociais, em suma, da massa geral da nação.»
(Do Prefácio de Helena Briosa e Mota)
Nota: Este livro inclui uma nota autobiográfica; seis palestras radiofónicas; os Cadernos de Divulgação Cultural (textos para a mocidade e juventude; os Cadernos de informação cultural; introduções aos grandes autores; guia de leitores); Fac-símiles, fotos e ilustrações.