terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Sugestões

Tema: Paz 


Ensino pré-escolar e 1º Ciclo 


Título: O livro da paz
Autor/Ilustrador: Todd Parr
Editora: Gailivro
Ano: 2006

Sinopse: Paz é viajar para sítios diferentes. Paz é manter alguém quentinho. Paz é ter um lar. Abre este livro e descobre as diferentes formas de paz.
Este é um lugar divertido e cheio de cor. É aqui que vive Todd e os amigos. Todos muito diferentes, mas inseparáveis.
Criados por Todd Parr, os livros de "O Mundo de Todd" chamam a atenção dos mais novos para a amizade, o preconceito ou o respeito pelos outros. São histórias simples, com muito humor e criatividade.
NotaLivro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

---

2º e 3º Ciclos do Ensino Básico 


Título: Hereges! Os assombrosos (e perigosos) primórdios da Filosofia moderna
Autores: Steven Nadler e Ben Nadler
Editora: Gradiva
Ano: 2018

Sinopse: Esta narrativa gráfica divertida e esclarecedora conta a empolgante história dos pensadores do século XVII que desafiaram a autoridade - às vezes arriscando a exclusão, prisão e até a morte - para estabelecer as bases da filosofia e da ciência modernas e ajudar a inaugurar um novo mundo. Com diálogos magistrais e ilustrações sugestivas, Hereges! proporciona uma introdução única ao nascimento do pensamento moderno em banda desenhada - inteligente, elegante e muitas vezes divertida.
Os seus protagonistas são filósofos e cientistas questionadores e controversos como Galileu, Descartes, Espinosa, Locke, Leibniz e Newton, que mudaram de forma substancial a maneira como vemos o mundo, a sociedade e a nós mesmos, pondo tudo em causa, desde a ideia de que a Terra é o centro do Universo à noção de que os reis têm o direito divino de governar. Mais apegados à razão do que à fé, esses pensadores defenderam novas perspectivas, encaradas como escandalosas, sobre a natureza, a religião, a política, o conhecimento e a mente humana.
Hereges! conta a história das ideias, vidas e tempos desses pensadores de uma maneira diferente e cativante. Acompanhando por toda a Europa as viagens e exílios desses vultos, a narrativa descreve os encontros e confrontos entre si - assim como os confrontos com as autoridades religiosa e régia - relatando os momentos-chave de um dos mais brilhantes períodos da história da filosofia e da ciência modernas.

Críticas de imprensa:
«Uma introdução admirável, rigorosa, ao nascimento do pensamento moderno, única em banda desenhada.»
Aires Almeida, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

«Magistral e divertido.»
Anthony Gottlieb, autor de The Dream of Enlightenment

«Uma pérola absoluta de história da ciência.»
Nature
---

Ensino Secundário

Informação não disponibilizada.

---

Público em geral


Título: Guerra. E se fosse aqui?
Autora: Janne Teller
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2018

Sinopse: Janne Teller faz uma experiência provocadora: vira do avesso a atual crise de migrantes e faz de nós os refugiados. Faz-nos ver como se sente alguém que é obrigado a fugir do seu país, a ser exilado e a lutar pela sobrevivência num país estrangeiro.
Neste conto, a Europa desintegrou-se devido à guerra e o único ponto do globo que está em paz e é acessível é o Médio Oriente. Seguimos a fuga de uma família comum e vemos a sua vida de refugiados através do seu filho de 14 anos.

Nota à autora: Janne Teller é uma conceituada autora dinamarquesa de origem germano-austríaca. Escreve ficção e não ficção. Autora de seis romances, entre os quais Nada, traduzido para mais de vinte línguas e um sucesso de vendas global. Inicialmente proibido na Dinamarca, Nada é hoje um best-seller internacional, com adaptações ao teatro e à ópera no Reino Unido e considerado por muitos como um clássico contemporâneo. É também autora de Guerra – e se fosse aqui, um livro em formato de passaporte sobre a vida de um refugiado, que a autora adapta e reescreve para cada país onde é publicado.

A autora Janne Teller estudou macroeconomia e trabalhou nas Nações Unidas e na União Europeia nas áreas da resolução de conflitos e questões humanitárias em muitos países, especialmente em África. Durante vários anos, viveu em Moçambique, na Tanzânia e em Nova Iorque. Atualmente vive em Berlim.