Pré-escolar e 1º ciclo
Tema: Liberdade
Título: Rua 25 de abril
Autor: Ana Faro
Ilustração: Dulce Nunes
Editora: Alfarroba Edições
Ano: 2024
Para assinalar o 50.º aniversário da revolução do 25 de Abril de 1974, a Alfarroba publica o livro Rua 25 de Abril, com texto de Ana Faro e ilustrações de Dulce Nunes, para que possamos de mão dada percorrer a calçada desta rua, abrir as janelas, entrar nas casas e celebrar em uníssono o que nos une, a liberdade de sermos quem somos.
_____________________________________________________________________
Público em geral
Título: O Infinito num Junco
Autora: Irene Vallejo
Editora: Bertrand editora
Ano: 2020
Sinopse: A Invenção do livro na antiguidade e o nascer da sede dos livros.
Este é um livro sobre a história dos livros. Uma narrativa desse artefacto fascinante que inventámos para que as palavras pudessem viajar no tempo e no espaço. É o relato do seu nascimento, da sua evolução e das suas muitas formas ao longo de mais de 30 séculos: livros de fumo, de pedra, de argila, de papiro, de seda, de pele, de árvore, de plástico e, agora, de plástico e luz.
É também um livro de viagens, com escalas nos campos de batalha de Alexandre, o Grande, na Villa dos Papiros horas antes da erupção do Vesúvio, nos palácios de Cleópatra, na cena do homicídio de Hipátia, nas primeiras livrarias conhecidas, nas celas dos escribas, nas fogueiras onde arderam os livros proibidos, nos gulag, na biblioteca de Sarajevo e num labirinto subterrâneo em Oxford no ano 2000.
Este livro é também uma história íntima entrelaçada com evocações literárias, experiências pessoais e histórias antigas que nunca perdem a relevância: Heródoto e os factos alternativos, Aristófanes e os processos judiciais contra humoristas, Tito Lívio e o fenómeno dos fãs, Sulpícia e a voz literária de mulheres.
Mas acima de tudo, é uma entusiasmante aventura coletiva, protagonizada por milhares de personagens que, ao longo do tempo, tornaram o livro possível e o ajudaram a transformar-se e evoluir - contadores de histórias, escribas, ilustradores e iluminadores, tradutores, alfarrabistas, professores, sábios, espiões, freiras e monjes, rebeldes, escravos e aventureiros.